Representação digital dos dados e Grandezas Informáticas

Boas, estamos de volta!
Neste post, explicar-vos-emos o conceito de Representação digital dos dados e a relação deste conceito com as grandezas informáticas.

A Representação digital, ou binária, da Informação, é a característica mais importante do sistema multimédia, pois é o aspeto que permite utilizar o computador como um processador simbólico, dado que os meios dinâmicos e estáticos são representados digitalmente para poderem ser combinados numa aplicação multimédia. Assim, é necessário perceber como é representada a informação, para compreender o funcionamento de um sistema ou aplicação multimédia. Estes sistemas processam a informação através do tipo de software com que operam, no entanto, o hardware trabalha fundamentalmente com base no sistema binário.

Agora, relacionemos a ideia explicada em cima com as grandezas informáticas que tem por base os “bits”, “bytes” e outras nomenclaturas que vos ajudarão a entender melhor como é feita a medição de volumes de dados nos computadores e tráfegos de dados pela Internet.

Assim como a água é medida em litros (L) e o açúcar é medido em quilos (Kg), os dados de um computador são medidos em “bits” e “bytes”. Cada valor do código binário é denominado “bit” (binary digit), que é a menor unidade de informação.

Os Computadores e outros componentes tecnológicos “entendem”, ou interpretam impulsos elétricos, negativos e positivos que são representados por 0 e 1, respectivamente. A cada impulso elétrico damos o nome de bit. Um conjunto de 8 bits reunidos como uma única unidade forma um byte.

Resumo:

Bit- é a menor medida de informação
Byte- 1 Byte equivale a 8 bits
KiloByte- 1 KiloByte equivale a 1024 Bytes
MegaByte- 1 MegaByte equivale a 1024 KiloBytes
GigaByte- 1 GigaByte equivale a 1024 MegaBytes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Texto

NÂO À VIOLÊNCIA

Realidade Virtual / Realidade Aumentada