Formatos de ficheiros de imagem Bitmap

Guess who's back? São os vossos companheiros da informática para abordarmos mais um tema.
O tema de hoje são os tipos de compressão( com ou sem perda) e os formatos de ficheiros de imagem Bitmap.
Espero que gostem!!

Começando pelos tipos de compressão temos:
- Compressão sem perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem. Tipos de compressão sem perda de dados: GIF, PNG, JPEG 2000, TIFF.

- Compressão com perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original. Tipos de compressão com perda de dados: BMP, JPEG, Fractal compression, Wavelet compression.

- Formatos de ficheiros de imagem Bitmap:

Resultado de imagem para bmp
-BMP- é uma abreviação da palavra "Bitmap", que pode ser traduzida como uma mapa de bits. Isso faz todo o sentido, uma vez que uma imagem em .BMP será um arquivo que possui uma descrição precisa da quantidade de pixels e cada cor, sendo que cada cor possui três valores. Não há necessidade de fazer cálculos aqui, pois o ponto basicamente é que, quanto mais pixels uma fotografia possuir, maior será sua qualidade. E qual é a consequência disso? Se você pensou no tamanho — e peso — do arquivo, acertou; para se ter uma ideia, a imagem do tigre que utilizamos de exemplo neste post pesa mais de 600 KB. É por isso que há tantos formatos de compressão, que mantêm a qualidade da imagem e ainda diminuem seu tamanho.

Imagem relacionada-GIF- A palavra GIF nada mais é do que uma abreviação de "graphics interchange format", que foi criado em 1987. Porém, apenas em 1989 ele passou a suportar as animações, o que com certeza rendeu gatinhos brilhantes e corações piscantes chegando ao seu email nos anos 2000. Apesar de adorado por muitos usuários, o GIF só suporta 256 cores, o que pode gerar algumas animações com deformações e pontinhos excessivos.Para solucionar o problema, o formato APNG está sendo aplicado. Ele também permite imagens animadas e mantém a compatibilidade com arquivos PNG que não possuem animações. Outra vantagem do APNG é o suporte a imagens transparentes. A Google e a Apple já utilizam esse formato, mas pode ficar tranquilo, pois o GIF ainda vai continuar presente nas suas conversas do WhatsApp e do Facebook.
Imagem relacionada

-JPEG- Trata-se de um formato muito utilizado por sua principal vantagem em relação ao próximo item da lista. O JPEG é um dos formatos mais leves, porque possibilita compressão dos arquivos. Isso resulta em uma imagem mais leve e com pouca perda de qualidade — contanto que você não olhe muito de perto, claro. As distorções não ficam tão claras em fotografias, mas, caso você queira utilizar imagens como ilustrações, logótipos e outros tipos de gráficos, a distorção ficará gritante.

Resultado de imagem para pdf
-PDF-Portable Document Format (PDF) é um formato de arquivo usado para exibir e compartilhar documentos com segurança, independentemente do software, do hardware ou do sistema operacional. Inventado pela Adobe, o PDF agora é um padrão aberto mantido pela International Organization for Standardization (ISO). PDFs podem conter links e botões, campos de formulário, áudio, vídeo e lógica de negócios. Eles também podem ser assinados eletronicamente e são facilmente exibidos com o software gratuito Acrobat Reader DC.

Imagem relacionada-PNG- O PNG, que é a abreviação de Portable Network Graphics, é um formato que pode ser considerado uma alternativa ao GIF. É indicado para ser utilizado com imagens gráficas, já que permite utilizar transparências sem problemas algum. Além disso, o PNG também é capaz de comprimir as imagens sem causar danos à qualidade, diferente do que acontece com imagens em JPG. Porém, isso tem um preço: esse formato é o mais pesado em relação ao GIF e JPEG, apesar de ainda continuar mais leve do que o BMP — e pode ser que não funcione com perfeição em navegadores mais antigos.


Imagem relacionada-TIFF- Sigla para Tagged Image File Format, o TIFF consiste em um formato muito utilizado em aplicações profissionais, como imagens para finalidades médicas ou industriais. Criado em 1986 pela Aldus, companhia posteriormente adquirida pela Adobe, também é muito aplicado em atividades de digitalização, como scanner e fax, o que, na verdade, motivou o seu desenvolvimento.O formato TIFF oferece grande quantidade de cores e excelente qualidade de imagem, o que aumenta consideravelmente o tamanho dos seus arquivos, embora seja possível amenizar este aspecto com compressão sem perda de informações.Um detalhe interessante é que o formato TIFF suporta o uso de camadas, isto é, pode-se utilizar versões diferenciadas da imagem a ser trabalhada em um único arquivo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Texto

NÂO À VIOLÊNCIA

Realidade Virtual / Realidade Aumentada